MonNit

Rede de monitoramento para diagnóstico e prevenção de situações de risco de desastres naturais em Niterói

Coordenadora: Dianne Scherly Varela de Medeiros
MídiaCom | LabGen – TET / PPGEET / UFF
2022 – 2023

Sobre o Projeto 

O acelerado crescimento urbano das últimas décadas trouxe uma série de desafios para as cidades, seus cidadãos e seus gestores. Particularmente, nos países em desenvolvimento, a ocupação irregular das encostas ocasionou dolorosas tragédias nos últimos anos, com a interdição de moradias, prejuízos aos cofres públicos e a irreparável perda de vidas humanas.

No Estado do Rio de Janeiro, problemas decorrentes da ação de fenômenos naturais são frequentes e vêm se tornando cada vez mais intensos. Somente na cidade de Niterói, considerando o período desde o início de janeiro até meados de fevereiro de 2020, o acumulado de chuva foi maior do que 370 mm. Na média, esse valor é de aproximadamente 280 mm para o período completo, i.e., até o fim de fevereiro. É imperativo, portanto, desenvolver soluções para mitigar os problemas ocasionados por fenômenos naturais, como a chuva.

O desenvolvimento de dispositivos mais baratos e de protocolos específicos para monitoramento utilizando dispositivos restritos em bateria habilitam a ampla adoção de sistemas de monitoramento baseados em IoT. No entanto, ainda é necessário implantar uma infraestrutura de comunicação de ampla cobertura para que os sensores IoT se comuniquem com servidores locais ou remotos.

Objetivo

O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de nós multissensoriais, capazes de coletar e comunicar parâmetros de monitoramento relevantes para auxílio ao diagnóstico antecipado de situações de risco à vida e ao patrimônio do cidadão Niteroiense. Com o desenvolvimento dos nós multissensoriais, é possível investigar e planejar a implantação de uma infraestrutura IoT que promova ampla cobertura de uma determinada região de interesse.

Módulos

O protótipo de nó de monitoramento provê dados relevantes para auxílio ao diagnóstico antecipado de situações de risco à vida e ao patrimônio do cidadão Niteroiense. Os módulos que compõem o protótipo são:

  • Módulo de aquisição de dados
  • Módulo de processamento e armazenamento
  • Módulo de comunicação
  • Módulo de alimentação

Benefícios

O principal resultado deste trabalho será a viabilização de uma solução de impacto na redução dos riscos das tragédias geradas pelas chuvas torrenciais em Niterói, podendo ser replicada para outras localidades. A viabilização será possível através da entrega de um protótipo de nó de monitoramento que poderá ser replicado para construir um sistema de monitoramento capaz de prover dados relevantes relativos ao ambiente monitorado, que poderão ser utilizados para alimentar modelos estatísticos que embasarão o desenvolvimento de projetos para o plano estratégico da cidade.

Equipe

Dianne Medeiros

Gabriel Nascimento

Andres Insignares

Gabriel Sampaio

Guilherme Martins

Mayksuel Ramalho

Rafael Porto

Victor Afonso

Financiamento